Entidades esportivas avançam no combate à MP 841

Na última terça-feira, 19 de junho, dirigentes de entidades esportivas foram recebidos pelo Deputado Carlos Marun, Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência, para uma reunião sobre a MP 841/2018. Participaram do encontro o Comitê Brasileiro de Clubes, FENACLUBES, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Olímpico Brasileiro, Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Movimento Atletas pelo Brasil.

Marun representou o Presidente Michel Temer e reconheceu os efeitos negativos da medida provisória sobre o desporto nacional, demonstrando interesse do Governo de revisar e até mesmo revogar a decisão. O prazo pedido é de até 13 de julho para que seja dado um veredito final, e os representantes esportivos estão otimistas com a progressão feita, tendo em vista que uma recomposição de recursos para o esporte está praticamente garantida.

Este foi mais um grande passo dado na luta para defender o interesse dos clubes e salvar o esporte nacional. A Medida Provisória, editada pelo Governo Federal, pretende tirar cerca de 500 milhões da verba destinada à formação de atletas olímpicos e paralímpicos, cortando drasticamente o investimento hoje feito nos nossos jovens, através das leis de incentivo.

Atualmente, já foram cancelados 72 campeonatos de categoria de base, que seriam realizados no segundo semestre de 2018, em diferentes esportes. Às vésperas de mais uma edição dos Jogos Olímpicos, e durante a realização da Copa do Mundo, o desporto brasileiro passa por um grande retrocesso e fica cada vez mais distante do objetivo de se tornar uma das grandes potências esportivas mundiais.

Além de afetar a técnica, qualidade, competitividade e desempenho dos atletas, esta redução de financiamento pode causar o aumento da criminalidade, combatida com efetividade através do incentivo da prática esportiva. Estima-se que cerca de 90% do subsídio dado ao esporte, em nosso país, é proveniente do recurso público.

Mais de 50 entidades, além de atletas responsáveis por grandes conquistas em torneios internacionais, posicionaram-se contra a MP 841 e emitiram notas de repúdio a tal ato de descaso do Governo com setores fundamentais para a construção social dos brasileiros, como esporte e cultura. Esperamos que a validação desta Medida Provisória seja reavaliada imediatamente.