Por: Roberto Libardi
Nos tempos de pandemia os clubes esportivos e sociais enfrentaram um grande desafio: sobreviver. Foram muitas as adversidades causadas por conta das restrições impostas pelos órgãos públicos de saúde. Muitos tiveram que parar de funcionar por um período que, para os gestores do clube, pareceu uma eternidade.
Longe dos seus associados, neste cenário pandêmico as agremiações tiveram também que lidar com a ausência de eventos, o que exigiu uma total reformulação de suas atividades, obrigando-as a se reinventarem, de muitas formas, com o objetivo de preservar relacionamentos, apesar do distanciamento social.
Este período de mudanças bruscas e imediatas escancarou a necessidade que os clubes têm de uma gestão cada vez mais profissional e capacitada. Somente um líder qualificado e amplamente preparado conseguirá conduzir uma organização associativa à prosperidade, especialmente em um segmento tão dinâmico e imprevisível.
A continuidade do clube passa diretamente pelas mãos de quem o lidera. Portanto, o dirigente precisa ser “O CARA”, aquele que age de forma consciente, preventiva, precisa e eficiente. A liderança estratégica, ao contrário do que muitos pensam, não é um talento natural, mas sim um modus operandi a ser aprendido.
Por isso, é essencial que os gestores aprimorem seus conhecimentos e invistam em cursos capacitadores, que os deixem por dentro das principais tendências, de novos produtos/serviços e estratégias a serem implementadas. Que estejam preparados para ter visão de negócio, antecipar problemas, propor soluções, acompanhar as mudanças e inovar, principalmente no atendimento às demandas do associado.
Mais do que nunca, é preciso investir na formação de novos gestores de clubes, com o pensamento de modernizar e ampliar as perspectivas e os horizontes de quem está no comando da agremiação. Oferecer uma estrutura onde ele seja capaz de desenvolver seu próprio estilo de liderança, suas habilidades e criar projetos multifuncionais além de aprender sobre os principais pilares da gestão, num contexto de desafios cada vez mais complexos.
Pensando nisso a Universidade Corporativa Sindi Clube, a RL Soluções e a Universidade São Caetano do Sul (USCS) se uniram para oferecer o MBA em Gestão de Clubes, cujo objetivo é capacitar seus alunos para atuar em Cargos de Gestão, dando-lhe condições para aplicar modernas ferramentas de Gestão Empresarial e assim melhorar os resultados de suas organizações.
Se você é um ou pretende ser um gestor de agremiações esportivas e sociais, comece a aprimorar seus conhecimentos adquirindo uma visão aprofundada e global do mundo clubístico e suas especificidades. Vivemos tempos incertos, onde os desafios que um clube enfrenta para continuar ativo são cada vez maiores. E isso exige muito empenho, comprometimento e profissionalismo de quem ocupa um cargo de liderança.
O curso, que tem a coordenação técnica da RL Soluções, uma empresa especialista em gestão de entidades associativas, está dividido em módulos abrangentes e será ministrado por professores que possuem amplo conhecimento, domínio de modernas técnicas pedagógicas e, o mais importante, vasta experiência em gestão de clubes sociais e esportivos.
Para mais informações, clique aqui.
Roberto Libardi é Coordenador do MBA em Gestão de Clubes pela USCS – Universidade São Caetano do Sul. Diretor da RL Soluções, com 35 anos de experiência no mercado de gestão de clubes, Roberto é especialista em Clubes Esportivos e Sociais pela Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES) e pelo Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindi-Clube).