Brasil garante participação histórica nas Paralimpíadas com 22 ouros

Os Jogos Paralímpicos chegaram ao fim no último domingo e, com isto, os atletas brasileiros encerraram suas participações fazendo história. A posição no quadro de medalhas pode até ser igual à de Londres 2012, sétimo lugar, e o número total de pódios empata com a Rio 2016, com 72. Neste caso, o que destaca a campanha do Brasil são as 22 medalhas de ouro, uma a mais do que a campanha de Londres, que até este ano era o recorde do país.

Além disso, saltam aos olhos a renovação da delegação e a diversidade de modalidades medalhadas, além da consistência entre os maiores: o país ficou no top 10 pela quarta edição seguida dos Jogos. Veja as importantes marcas alcançadas em Tóquio pela delegação verde e amarela:

– 100ª Medalha de ouro (ao todo são 109 agora);
– Recorde de medalhas de ouro;
– Recorde de esportes com ouro, com 8 modalidades;
– Recorde de esportes no pódio, com 14 modalidades;
– Pentacampeonato e invencibilidade mantida no futebol de 5;
– Maior delegação em uma Paralimpíada fora do Brasil;
– 100% de aproveitamento na estreia do Taekwondo;

O Sindiclubes parabeniza os atletas paralímpicos brasileiros por toda garra, determinação e força durante este ciclo olímpico, que se encerrou com chave de ouro. Que as modalidades ganhem cada vez mais visibilidade e que todo o país reconheça e apoie estes guerreiros da vida real durante toda a trajetória rumo a Paris!