RIO DE JANEIRO, BRAZIL - AUGUST 21: Brazil celebrates after winning the Men's Gold Medal Match between Italy and Brazil on Day 16 of the Rio 2016 Olympic Games at Maracanazinho on August 21, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Mark Kolbe/Getty Images)

Vitória do Esporte: Temer assina nova MP e devolve recursos destinados ao desporto nacional

Iniciamos o mês de agosto com uma vitória para o desporto brasileiro: na noite de ontem, 31 de julho, o Presidente Michel Temer revogou a MP 841, que retirava boa parte dos recursos repassados ao esporte e à cultura para investir na segurança pública. Em cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Temer anunciou a assinatura de uma nova Medida Provisória, que mantem os valores destinados à fomentação do esporte.

Anteriormente, a MP reduzia o investimento atual de R$630 milhões para R$430 milhões, retirando uma boa parte do dinheiro divido entre confederações, federações e ministérios. Devido à grande mobilização, tanto dentro pelas entidades esportivas, quanto clubes e até mesmo atletas, o Presidente decidiu recuar em sua decisão e restabelecer a quantia para a mesma que é repassada atualmente, evitando os possíveis danos de uma dedução de valores.

Durante a cerimônia de anúncio da nova MP, o Ministro da Cultura, Sá Leitão, reiterou a importância do esporte e da cultura para a segurança pública: “Se os nossos jovens estiverem praticando atividades esportivas e culturais, eles estarão longe das coisas ruins que podem acontecer com eles”. Temer completou, dizendo que “não há mais que una as pessoas do que esporte e a cultura, são dois temas fundamentais. A cultura e o esporte são instrumentos tão fundamentais porque fazem aliança entre vários Estados”.

O SINDICLUBES agradece a todos que, de alguma forma, contribuíram para a revogação da MP 841/2018, que prejudicava imensamente o desporto nacional. O objetivo da entidade é defender o interesse dos clubes e seus atletas, e sentimos que este dever vem sendo cumprido com êxito. Continuaremos fortes, lutando para que o Brasil, em um futuro breve, figure entre as grandes potências esportivas mundiais e alcance posições de destaque em competições internacionais.