Iniciamos o mês de agosto com uma vitória para o desporto brasileiro: na noite de ontem, 31 de julho, o Presidente Michel Temer revogou a MP 841, que retirava boa parte dos recursos repassados ao esporte e à cultura para investir na segurança pública. Em cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, Temer anunciou a assinatura de uma nova Medida Provisória, que mantem os valores destinados à fomentação do esporte.
Anteriormente, a MP reduzia o investimento atual de R$630 milhões para R$430 milhões, retirando uma boa parte do dinheiro divido entre confederações, federações e ministérios. Devido à grande mobilização, tanto dentro pelas entidades esportivas, quanto clubes e até mesmo atletas, o Presidente decidiu recuar em sua decisão e restabelecer a quantia para a mesma que é repassada atualmente, evitando os possíveis danos de uma dedução de valores.
Durante a cerimônia de anúncio da nova MP, o Ministro da Cultura, Sá Leitão, reiterou a importância do esporte e da cultura para a segurança pública: “Se os nossos jovens estiverem praticando atividades esportivas e culturais, eles estarão longe das coisas ruins que podem acontecer com eles”. Temer completou, dizendo que “não há mais que una as pessoas do que esporte e a cultura, são dois temas fundamentais. A cultura e o esporte são instrumentos tão fundamentais porque fazem aliança entre vários Estados”.
O SINDICLUBES agradece a todos que, de alguma forma, contribuíram para a revogação da MP 841/2018, que prejudicava imensamente o desporto nacional. O objetivo da entidade é defender o interesse dos clubes e seus atletas, e sentimos que este dever vem sendo cumprido com êxito. Continuaremos fortes, lutando para que o Brasil, em um futuro breve, figure entre as grandes potências esportivas mundiais e alcance posições de destaque em competições internacionais.