SINDICLUBES faz campanha em prol da conscientização do Autismo

O dia 2 de abril é conhecido como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros – uma a cada 110 pessoas – e mais de 70 milhões de pessoas em todo o planeta. O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo.

Dentre os sintomas, estão as fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. Mas é importante ressaltar que a doença possui diferentes níveis e se revela de forma singular em cada um. Ou seja, cada caso é um caso e precisa ser assistido e cuidado de perto.

Esta data especial foi desenvolvida pela ONU, em 2007, para conscientizar a população sobre a existência, tratamento e cuidados especiais aos portadores de Autismo, além de inibir o preconceito e evitar a exclusão social. O SINDICLUBES ressalta que é importante que a sociedade perceba que o Autismo não se cura, mas sim compreende e apoia.

“Autismo. Um modo diferente de ser, sentir e ver o mundo”