Saiba a importância das colônias de férias para os clubes

As férias de inverno estão próximas e logo as crianças apresentam-se bem animadas no clube. A ausência das atividades específicas desenvolvidas nas instituições de ensino, junto com uma rotina de brincadeiras repetitivas, pode entediar os pequenos associados e atrapalhar sua evolução. Esta é a hora perfeita de cativá-los, programando novidades durante o período de recesso escolar.

O ato de brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável para o desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades. Pensando nisso, as agremiações podem desenvolver uma “semana de lazer”, as famosas “colônias de férias”, com práticas estimulantes para o plano de férias.

Este descanso é um momento muito esperado por meninos e meninas. Ter um projeto personalizado, que acolha crianças de faixas etárias diferentes, com profissionais especializados, é favorável ao clube, pois gera movimentação e conquista o público infantil, assim como seus pais, que confiam os filhos aos cuidados da associação.

Ofereça um espaço para a diversão, risadas, liberação de energia e construção de relações sociais. Divida os participantes por faixa etária e interesses, aplicando exercícios particulares para cada grupo. Designe agentes qualificados para tomar conta do gerenciamento de atividades, que gostem dos pequenos e saibam como interagir com eles.

Em 2017, a ITLA – International Toy Library Association – atuante nas causas sobre a importância do brincar, apresentou um tema necessário e indispensável: o brincar sustentável.  A educação ambiental também é uma responsabilidade das crianças, futuros adultos, que irão cuidar de nosso planeta.

Experimente promover brincadeiras e brinquedos sustentáveis, ou até mesmo ensine a criança a produzir o próprio brinquedo com artefatos recicláveis.  Mostre que não é apenas reaproveitamento, sim ARTE! É a experiência da ressignificação. São inúmeras ideias e possibilidades. Depois de brincar nesta colônia, certamente as crianças criarão um vínculo e estarão renovadas e prontas para mais um semestre letivo.

• O texto foi escrito pela brinquedista e produtora cultural da RL Soluções para Clubes, Silvia Queiroz. Para consultoria especializada sobre o tema ou orçamento para construção de uma programação específica, entre em contato pelo e-mail esculpindoarte@gmail.com.