5 de junho – Dia internacional do meio ambiente

No dia 5 de junho de 1972, em Estocolmo, cidade da Suécia, foi realizada a primeira Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente. A partir de então, a data ficou marcada como o “Dia internacional do meio ambiente”, reservada especialmente para a discussão do tema e conscientização popular sobre a responsabilidade social e ecológica de cada um.

Os clubes são verdadeiros agentes de conservação do patrimônio natural nacional. Através de suas áreas verdes em meio à selva de concreto das cidades, ações sustentáveis e políticas de preservação, as agremiações diminuem o impacto que a vida moderna tem sobre o meio ambiente e conectam o povo com a natureza, sensibilizando-os a tomar os cuidados necessários para não danificar ainda mais o planeta terra.

É essencial compreendermos que cada atitude, seja ela pequena ou grande, contribui para a diminuição de ameaças que os ecossistemas enfrentam na atualidade – seja pela poluição, pela mudança climática, destruição das espécies ou pela superexploração dos recursos.

O SINDICLUBES preocupa-se com as causas ambientais, pois a sobrevivência humana está diretamente ligada à biodiversidade e sua manutenção. Tão importante quanto semear plantas, é semear ideias. Por isso, ressaltamos aos clubes filiados à entidade e todos envolvidos no setor clubístico que a luta pela preservação não pode parar pois, como diria Mário Quintana, “Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes”.